SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OS BENEFÍCIOS DA GHEE, A MANTEIGA CLARIFICADA

Ela é rica em antioxidantes e pode ser feita em casa
Você já ouviu falar da ghee? Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda. Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional.
Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas propriedades terapêuticas.
Mas vamos começar desde o início para você entender e ter mais motivos para trocar sua manteiga tradicional pela ghee. Assim como a manteiga tradicional, a ghee é feita do leite de vaca ou de búfala. A diferença é que passa por um processo de clarificação, em que é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal.
A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama.
Mas nada de consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa.
Ghee na gastronomia
O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional. Outra maneira é misturando-a a outros ingredientes funcionais como ervas, castanhas e sementes, criando um tipo de patê saudável.

Como fazer a ghee

A ghee é obtida por meio de um processo artesanal e sim, você mesma pode fazê-la.

Pegue um tablete de manteiga sem sal e derreta em fogo brando, em uma panela de fundo grosso. 



Em poucos minutos você vai notar que a manteiga se decompõe em duas camadas. A de cima parecerá uma espuma, que deverá ser retirada (é ali que estão a lactose e as toxinas). A parte que ficar embaixo, mais oleosa, é a ghee. 


Se preciso, repita o processo quantas vezes for necessário para retirar a espuma. 
 Espere esfriar e coe em um tecido fino, como algodão. 

Guarde em um recipiente de vidro. Não precisa ser mantido em geladeira.
Observações:
1 - Quando dourar temperos no ghee, tenha-os à mão, pois, uma vez aquecida, ela atinge rapidamente temperaturas bem altas.
2 - Evite deixar cair água na ghee quente, pois esta combinação pode respingar gordura quente de forma perigosa.
3 - A temperatura da ghee para frituras deve ser média-baixa e estará no ponto quando dourar o alimento em 1 minuto. Não coloque muitas porções de uma só vez, pois isto fará com que ela esfrie e o resultado poderá não ser satisfatório.
4 - Pode-se utilizar a ghee para frituras várias vezes, sem saturar. Basta filtrá-la após o uso.
5 - Depois de pronta, a ghee pode ser temperada, misturada a ervas, aromatizada a gosto ou ser ingerida pura. É deliciosa para passar no pão, adicionar a pratos frios, para o preparo de massas e refogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário